A História dos Desbravadores

O Surgimento da Idéia: O nome Desbravadores foi usado inicialmente por Theron Johnton em um programa de jovens na cidade de Sant’Ana, Califórnia, nos Estados Unidos. Isso aconteceu em 1930.
O Dr. Theron organizou um clube em sua casa, mas incompreendido pela igreja da época, e sem apoio, a idéia foi abandonada.

A semente, porém, ficou plantada, e já começava a germinar. Em 1940, a Associação do Sudoeste da Califórnia chamou o seu acampamento de "Acampamento de Desbravadores Jovens Missionários Voluntários". Nessa época surgiu um clube organizado pelo Pr. Skinner com o nome de "Locomotiva".
O Desenvolvimento da Idéia: aconteceu a partir de 1946, pelo Pr. John Hancock. Na época ele era o Secretário M. V. (Missionários Voluntários ) da Associação do Sudoeste da Califórnia, onde em 1930 fora plantada a semente pelo Dr. Theron.

Não foi difícil escolher um nome. Uma vez que o acampamento da Associação da Califórnia se chamava "Acampamento dos Desbravadores", pareceu lógico chamar o nome do clube de "Clube dos Desbravadores Jovens Missionários Voluntários".

O Pr. Hancock sentiu que o programa dos Desbravadores experimentado no acampamento de verão, seria mais eficiente se fizesse parte do programa semanal das igrejas.

A Organização: Em 1946, o próprio Pr. Hancock desenhou o emblema em forma de triângulo, que ainda é usado em todo o mundo.

Em 1947, a Associação Geral pediu à União do Pacífico para desenvolver a Organização do Clube de Desbravadores. O Pr. J. R. Nelson desenvolveu, então, a idéia dos Desbravadores em um plano unificado e bem organizado. Em seguida Lawrence Pauson escreveu os primeiros manuais de orientação Em maio de 1949 o Pr. Henry Berg, mesmo não sendo músico, compôs o Hino dos Desbravadores.

A Oficialização: Ocorreu em 1950, quando o Departamento de Jovens da Associação Geral adotou oficialmente o “Clube dos Desbravadores Jovens Missionários Voluntários” como um programa mundial. Em 1952 o hino dos Desbravadores foi oficializado e passou a fazer parte do programa. O primeiro Campori ocorreu pouco tempo depois, no ano de 1954, no sul da Califórnia.

O Surgimento no Brasil: No Brasil, em 1959 foram dadas as primeiras orientações sobre o clube de Desbravadores, através do Pr. Wilson Sarli. Na cidade de Ribeirão Preto e no Bairro do Capão Redondo, na capital Paulista, foram formados os dois primeiros clubes do Brasil, ambos com o nome de “Pioneiros”.

O hino dos Desbravadores teve sua letra traduzida e adaptada para o português, em seguida, por Isolina Waldvogel.
---

0 comentários:

Postar um comentário

Cadastre Seu E-mail: