Orientações para Classes Progressivas

Orientações para Instrutores: Para que o instrutor desenvolva um bom trabalho na área de Formação, é necessário termos compromissos, responsabilidades e muito amor pelos desbravadores. Devemos refletir diariamente sobre nossa conduta e nossas ações. Para isso é importante não esquecer de alguns COMPROMISSOS:

clip_image001 Registrar em um caderno as atividades;
clip_image001[1] Elaborar instruções dinâmicas, criativas e contagiantes;
clip_image001[2] Evitar dar instrução sentado e sem entusiasmo pelo que está fazendo;
clip_image001[3] Ser pontual e cumprir seu horário de instrução e evitar faltar;
clip_image001[4] Participar assiduamente das reuniões e dos eventos;
clip_image001[5] Não espalhar informações sem antes saber se são verdadeiras ou falsas;
clip_image001[6] Evitar brincadeiras com muita liberdade, atitudes antipáticas, apelidos ou outros termos pejorativos;
clip_image001[7] Organizar o material didático com antecedência.

AS ATIDUDES FÍSICAS DO PROFESSOR
NÃO é aconselhável:
clip_image001[8] Dar instrução sentado e permanecer nesta posição durante a maior parte do tempo;
clip_image001[9] Permanecer longo tempo num mesmo lugar, na frente ou no fundo da sala, junto à mesa ou ao quadro;
clip_image001[10] Demorar os olhos num desbravador ou num canto da sala, omitindo os demais;
clip_image001[11] Dar explicações com o olhar perdido ou no espaço;
clip_image001[12] Aproximar-se do desbravador que foi chamado ao quadro ou para uma leitura;
clip_image001[13] Chegar atrasado às instruções, consultar frequentemente o relógio ou sair apressadamente.

MANEJO DE CLASSE
NÃO...
clip_image001[14] Prometa o que não pode cumprir;
clip_image001[15] Banalize apelos dizendo sempre: prestem atenção! Compreenderam? Silencio! Etc;
clip_image001[16] Exija silêncio ou imobilidade da classe;
clip_image001[17] Dar nota zero, expulsar ou apelar para a autoridade da direção para manter a disciplina. São medidas extremas e cabíveis somente em casos extremos;
clip_image001[18] Prolongar as instruções;
clip_image001[19] Se irrite com qualquer manifestação menos austera dos desbravadores;
clip_image001[20] Critique os desbravadores em sala, não o coloque ao ridículo;
clip_image001[21] Dê mostras de desagrado quando os desbravadores lançarem perguntas, mesmo que sejam “voadoras”;
clip_image001[22] Fique de costas por muito tempo;
clip_image001[23] Se torne escravo do programa, seja flexível.

COMO ENTENDER A INCLUSÃO
A palavra inclusão, vem do verbo incluir, que tem por significado estar incluído, fazer parte, inserir; portanto em todos os setores da sociedade devem haver alternativas mais viáveis de se evitar a segregação de indivíduos portadores de algum tipo de deficiência. A inclusão não está restrita ao circulo escolar, gira em torno da sociedade, deve promover a adequação desses indivíduos para que eles dentro de suas possibilidades possam avançar de forma freqüente. A auto-estima é importante em qualquer situação, seja para deficiente ou não.

DE INSTRUTOR PARA INSTRUTOR
Lembre-se de que...
... toda pessoa necessita de vez em quando fazer um exame de consciência, um balanço de suas atividades.
... sua saúde deve ser boa, sua aparência agradável e atraente.
... deve fazer um levantamento geral de seu preparo técnico, procurando conhecer as ultimas novidades no campo da educação, a fim de atualizar-se.
... para atualizar-se é preciso ler bons livros, assistir a palestras ou freqüentar cursos de aperfeiçoamento.
..::: Material preparado Equipe de Formação da ABA 2008

0 comentários:

Postar um comentário

Cadastre Seu E-mail: