Atividades Para Sábado à Tarde

1ª ATIVIDADE: QUADROS NA AREIA.
Divida os desbravadores em dois grupos ou mais e cada um escolhe um quadro bíblico para retratar na areia utilizando materiais que possam encontrar ao redor. O local deve ser arenoso o quanto possível. O grupo procurará ao redor as coisas que usará na montagem do quadro, como: grama, flores, pedras grandes e pequenas, galhos, penas de pássaros, bambu, vagem, etc. Enquanto procuram e recolhem esse material da natureza eles se tornarão curiosos daquilo que é novo para eles. Depois escolhem que quadro ficou mais bonito.

2ª ATIVIDADE: VISTA E SOM.                               
Quantas cores seu grupo pode achar? Quantos sons separados e distintos, como o do grilo, do sapo, dos pássaros, do vento, podem eles ouvir?

3ª ATIVIDADE: ARMADILHA
Achar teias de aranha, armadilha de larvas de formiga leão, mosqueiros (planta-jarro-pandura), etc.

4ª ATIVIDADE: DESASTRES
Procurar um objeto atingido pelo raio, uma rocha partida por uma arvore, dano causado pelo fogo, uma folha parcialmente comida, vida dos pássaros, ou plantas prejudicadas por excursionistas ou acampantes. Há muitas outras possibilidades.

5ª ATIVIDADE: OBJETOS REJEITADOS
Encontrar peles de cobras ou de insetos por eles deixados, penas de pássaros, etc.

6ª ATIVIDADE: TRANSPORTE
Descobrir como as plantas e os animais se locomovem. Além de andar, rastejar, voar, alguns andam no vento ou em animais hospedeiros.
                                                                                                                                   
7ª ATIVIDADE: SEMANA DA CRIAÇÃO:
Esse jogo é feito dividindo os jogadores em seis grupos, cada um dos quais representa um dos dias da criação. A um determinado sinal os grupos saem para apanhar os espécimes que foram criados no dia que eles representam. No tempo determinado todos os grupos regressam e, começando pelo grupo que representa o primeiro dia da criação, cada grupo mostra seus espécimes, falando o máximo possível ao seu respeito e como se adaptam à semana da criação. Para dias assim como o quarto dia, em que ninguém pode trazer o sol, a lua e as estrelas, o grupo terá que trazer alguma das coisas por eles afetados, por exemplo: o sol é responsável pela grama verde. Para que cada um possa participar do jogo, é melhor que cada um do grupo tenha a oportunidade de falar e não somente um orador.

8ª ATIVIDADE: PEGADAS
Encontrar e identificar pegadas de animais.

9ª ATIVIDADE: NATUREZA EM AÇÃO
Fotografe uma ave  voando ou um animal pulando, ou filme um outro animal em movimento.

10ª ATIVIDADE: A NATUREZA E A BÍBLIA
Coletar itens na natureza que são relatados em histórias da bíblia. Apresentar o item e a passagem em que a história está relatada.

Obs: algumas atividades podem ser fotografadas e apresentadas à direção, evitando a mudança da natureza. "Não tire nada a não ser fotografias; não deixe nada a não ser pegadas"

0 comentários:

Postar um comentário

Cadastre Seu E-mail: