Sete Pistas para Entender a Misteriosa Mente dos Juvenis

"Qualquer um que já tenha tentado conduzir um programa com juvenis conhece as armadilhas em potencial: o balbuciar incessante de vozes adolescentes, os momentos relâmpago de interesse, as risadinhas que aparecem nos momentos mais inoportunos. É possível entender os adolescentes e dirigir um programa que valha a pena para eles?

Seus juvenis formam uma classe marcada por toda sorte de mudanças emocionais e de desenvolvimento. Eles estão lidando com mudanças do corpo, de relacionamentos, um novo e inexplicável interesse pelo sexo oposto, e um sufocante sentimento de inutilidade. Eles estão reavaliando os padrões e valores de seus pais, e tentando ver se e onde Deus se encaixa em suas vidas, tudo sem revelar que alguma coisa está errada.

Antes que você possa começar a ensinar-lhes verdades espirituais mais profundas, você terá que encontrar as suas necessidades mais imediatas. Primeiro, incuta neles sentimentos de auto-estima. Eles precisam se sentir confortáveis, aceitos e amados por você antes mesmo que comecem a se abrir.

  • Pela afirmação de seus pontos positivos e evitando constrangimento como forma de punição, você pode ajuda-los a se sentir importantes para o grupo. 
  • Pela referência a Deus como alguém em quem se pode confiar como um amigo, você pode ajuda-los a se sentir aceitos, mesmo com os pés grandões ou as roupas esquisitas.  
Construir uma atmosfera de confiança e respeito leva tempo. As seguintes idéias podem ajudar-lhe a começar:

0 comentários:

Postar um comentário

Cadastre Seu E-mail: